Empresas privatizadas: mais competitivas
Num ranking elaborado pelo Boston Consulting Group, que listou as 100 empresas mais competitivas dos países “em desenvolvimento”, uma curiosidade: o Brasil ocupa o 3o lugar, atrás de China e Índia. Para maiores informações, consultar a Folha OnLine aqui, ou o próprio Boston Consulting Group, aqui. A relação completa está aqui.
No Brasil, são 13 empresas: Vale, Petrobrás, Embraer, Gerdau, Votorantim, Braskem, Sadia, Perdigão, Natura, Coteminas, WEG, JBS-Friboi e Marcopolo. Destas, APENAS UMA É ESTATAL.
Todas as demais são empresas privadas.
Duas delas (Vale e Embraer) foram privatizadas (na época de FHC). Que foi criticado (ainda é, até hoje), chamado de “privatista”; muita gente, por pura falta de conhecimentos, acreditou quando o PT colou a pecha de “privatista” no picolé de chuchu (Alckmin) nas últimas eleições. O PT usou e abusou da burrice de muita gente, que simplesmente nunca entendeu o que foi a privatização – e, por alguma razão obscura, acha que é algo parecido a “entregar o Brasil” ao “poder imperialista” ou bobagem que o valha.
Cadê os bitolados defensores da estatização ?
Será que a Vale do Rio Doce constaria desta lista se ainda fosse estatal ? Será que aqueles mentecaPTos ainda querem reestatizar a Vale ?
e se site e uma droga nao da seu idiota que fez e se site
stephanie
28 - agosto - 2008 em 21:06
Eu adoro os comentários que os PTralhas como a “stephanie” deixam por aqui……
Além de educados, a redação não deixa NENHUMA dúvida sobre o Q.I. das figuras……
Carlos Munhoz
28 - agosto - 2008 em 23:37
concordo!
eu conclui com esse site a minha pesquisa…
eunice bezerra
23 - fevereiro - 2010 em 11:16
Abestalhado!
Só um burro mesmo para ser a favor das privatizações.
Alexandre
30 - outubro - 2008 em 22:36
Pois é, Alexandre, você, como é uma pessoa nitidamente inteligente (e educada), preferia a telefonia estatizada, né ?!
Banda larga ?! Pra quê ?
Comprar telefone em 24 horas ?! Que nada: bom mesmo era o “plano de expansão”, no qual você esperava meses (ou anos) para ter direito a uma linha telefônica…..
E a Embraer, Vale do rio Doce……?! Todas eram muito melhores (mais eficientes, lucrativas, competitivas) quando eram estatais, né ?!
Pois é…..
Nota-se que o burro sou eu, e o inteligente (e, repito, educado) é você.
Carlos Munhoz
30 - outubro - 2008 em 22:42
Carlos Munhoz (“Educadíssimo”), vc não passa de um “classe média alta” que justifica as maluquices do PSDB com o atual sucesso das empresas privatizadas.Os lucros, por um acaso, são do Estado ? Alguns benefícios,sim, tais como o uma telefonia quase(ainda há o que melhorar, sabe disso) de primeiro mundo; mas, mais genial seria investir nas empresas sucateadas tirando-as da lama, estudar formas(aumentar o capital de manutenção à custa do gasto de rendimentos) de alavancar os lucros da Vale(ainda que mal, nos dava lucros).Pelo amor de Deus !
joão
15 - outubro - 2010 em 20:58
Como você não assina o que escreve, não posso endereçar a resposta a seu nome, caro “??”.
Você recorre ao lenga-lenga tradicional daqueles que criticam a privatização sem saber o que ela significa (ou significou).
O “atual sucesso das empresas privatizadas” não existiria se dependensse do Lulla e do PT, que teriam mantido todas como covis de aliados pelegos – veja o que está ocorrendo com o Correio, Petrobras etc.
Quando você apresenta a incrível solução (“genial seria investir nas empresas sucateadas tirando-as da lama, estudar formas(aumentar o capital de manutenção à custa do gasto de rendimentos) de alavancar os lucros da Vale(ainda que mal, nos dava lucros)“), ignora – propositadamente ou apenas por ignorância – os fatos mais básicos.
O governo vai investir nas empresas sucateadas tirando o dinheiro DE ONDE? Você sabe quanto dinheiro foi investido nas empresas de telecom após a privatização do sistema Telebrás? Pesquise. Verifique se o governo brasileiro teria dinheiro suficiente para investir aquele montante.
Em suma, você escreve, escreve, mas não diz nada.
Carlos Munhoz
17 - outubro - 2010 em 3:19
Porque com toda sua inteligencia vc não muda de nacionalidade ? A empresa estatal, competitiva ou não, É PATRIMONIO DO POVO BRASILEIRO !!! Isso inclui vc….mas acho que vc tem vergonha de ser brasileiro certo ?
Alexandre
20 - agosto - 2009 em 19:17
Não, Alexandre, a empresa estatal NÃO é patrimônio do povo brasileiro. Prova disso é que tem gente morrendo de fome, mas que não pode se beneficiar da suposta “propriedade” sobre este tal “patrimônio” para matar sua fome.
Ainda mais com o PT, a empresa estatal passou a ser propriedade de poucos – geralmente sindicalistas, “amigos-cumpanheiros” e afins.
Se você não está preocupado com a competitividade das empresas brasileiras, é porque você não entende o que isso significa – inclusive o impacto que isso tem na SUA vida.
Sabe por quê ?!
Quando a empresa estatal dá lucro, o povo nem percebe, nem fica sabendo – porque raramente o benefício disso chega à população.
Porém, quando dá prejuízo, quem cobre o rombo somos os pagadores de impostos (que, aliás, continuam crescendo, mesmo depois que o FHC saiu do governo).
Entendeu ou preciso desenhar ?
Carlos Munhoz
11 - novembro - 2009 em 18:41
cada um tem o direito de pensar diferente,mais não posso concordar com aqueles que acham que somos ingenuose,pois só pessoas que tem o pensamentos de capitalistas, especuladores,explotadores da classe trabalhadora,anti-patriota e acima de tudo milpes acham que as privatizações poderiam nelhor nosso pais.Cadê o dinheiro das privatizações?qual a melhora da educaçõa,saude,moradia,telefonia,energia,segurança,será que cada vez mais os mais ricos não estão mais ricos,amigo,pense melhor,o Brasil e de todos e não de um percentual reduzido que não representa a vontade de nuitos.
hrlio alves
9 - novembro - 2009 em 9:20
Eu acabo aprovando este tipo de comentários só para me divertir……. O cara é tão articulado, com argumentos tão bons, que só reforça o que eu havia escrito antes (no post). Com esse tipo de argumento, fica fácil demais – aí, perde a graça. Nem precisa responder…..
Carlos Munhoz
11 - novembro - 2009 em 18:37
gostei dessa frase porque cada um tem seu jeito escrever nem todo mundo e igual,eu acho so quem e igual e deus nosso pai?
mateus coutinho
4 - agosto - 2010 em 23:15
“eu acho so quem e igual e deus nosso pai?” foi uma pergunta, ou é o que você acha?!
Carlos Munhoz
5 - agosto - 2010 em 0:42
bestas
16443
11 - agosto - 2010 em 23:10
Puxa, a força do seu argumento, caro “16443″, me deixou boquiaberto.
Um conjunto de argumentos praticamente irrefutáveis, porque baseados na mais apurada lógica.
Estou impressionado.
Carlos Munhoz
11 - agosto - 2010 em 23:15
A escolha de um candidato em quem votar afeta diretamente nossa vida pessoal e coletiva. Neste ano de 2010, temos a grande chance de derrotar quem sempre jogou no time de FHC. Serra, impedindo o crescimento do Brasil.
Para refrescar a memória, leia abaixo para você NÃO votar no “carequinha”:
Privatizou varias empresas como COELCE, TELECEARA, BEC, VALE DO RIO DOCE, EMBRAER entregando um valioso patrimônio do nosso Estado a empresas privadas e elevando o valor das tarifas pagas.
Nara
15 - outubro - 2010 em 10:25
Nara,
Você está equivocada. Em quase tudo.
A Embraer foi privatizada na época do Itamar, e o Serra não teve nada a ver com isso.
Quanto às demais, você também está equivocada: o Serra era ministro do planejamento na época da venda da Vale. Só. As demais foram privatizadas em outros momentos.
Finalmente, você também está desinformada quando afirma que a privatização “entregou” patrimônio do Estado a empresas privadas; se você verificar quem foram os compradores das empresas privatizadas (faça uma pesquisa, estude um pouquinho), verá que a grande maioria foi adquirida por fundos de investimentos formados por cidadãos brasileiros (como a Previ, Petros etc).
Criticar a privatização é fácil, mas ter um argumento que não seja calcado em mentiras ao fazê-lo é beeeeem mais difícil. Tente achar algum, e volte, ok ?!
Carlos Munhoz
15 - outubro - 2010 em 15:45
Grande carlos, você fala tanto de LuLa, mas vc não vê, o Brasil é um país diferente com o governo Lula o melhor presidente de todos os tempos do Brasil, com ele o país cresceu como nunca havia crescido antes, gosto do PSDB, mas não podemos criticar nosso grande brasileiro!!!!!!!
netinho
16 - outubro - 2010 em 21:14
O seu grande brasileiro é aquele que locupletou-se do Estado para enriquecer amigos, filhos, familiares, apadrinhados e afins, e ampliou sobremaneira a corrupção ?!
“Nosso” é o prejuízo (ainda a ser calculado) causado pela incomPTência do Lulla, que não fez ABSOLUTAMENTE NADA para melhorar o país.
Cite UMA ação que ele tenha feito, e o resultado desta ação.
Por favor, NÃO inclua neste exemplo aquilo que fora feito anteriormente, antes dele, ok ?!
Abraço.
Carlos Munhoz
17 - outubro - 2010 em 3:21
E mas uma vez meu caro Carlos, você recai na crítica a um partido específico, rebate a questão da estatização das empresas com o discurso baseada na corrupção de uma gestão.
Não seja tolo e cínico, ficamos em dúvida se a sua crítica se centra no sistema baseado no intervencionismo estatal em todas as instâncias ou em uma gestão que possue falhas, falhas estas que não são poucas.
Apenas escrevo para destacar este fator, seu discurso é sem base e superficial, destaca pontos que sempre estão presentes na boca da direita, da classe média brasileira, que sem dúvida não tem a mínima ideia do que é sofrer em um mundo competitivo, competitividade esta que você defende com tanto orgulho.
Por acaso já percebeu que vive em um país periférico, e não em desenvolvimento?
Gustavo
13 - dezembro - 2010 em 18:34
Gustavo,
Pelo que entendi do seu comentário, você acha que “direita” é uma ofensa, certo?
A “direita” é uma coisa malévola, algo que deve ser combatido e exterminado, como uma doença, é isso mesmo?
A classe média brasileira, que você também cita com claro desdém, é quem sustenta o Brasil – e, de resto, QUALQUER país, exceto aqueles paupérrimos, como Uganda, Haiti e afins.
Pelo tom dos seus comentários, o cara da classe média que tenha algum apreço por idéias vindas da direita (livre mercado, liberdade de expresão e opinião, meritocracia, lucros advindos do próprio trabalho etc) está, em definitivo, errado por isso.
Confere?
A base da crítica à privatização está no primeiro parágrafo do meu texto – com um link, inclusive, que remete ao estudo do Boston Consulting Group.
Você leu?
Entendeu?
Discorda?
Se discorda, podemos discuti-lo.
Outra coisa: parece que você confundiu o conceito de país “periférico”e “em desenvolvimento”. Reveja.
Carlos Munhoz
10 - março - 2012 em 4:07
O nosso povo esta passando memos fome, eu no tempo do gorveno FHC nao tinha o que comer Hoje graça ao lula estou sastifeito pelo seu Gorveno seu mauricinho de papai riquinho
andte
9 - março - 2012 em 21:54
lauretta@ig.com.br,
Agradeço por oferecer mais um daqueles comentários que eu aprovo apenas para diversão – são aqueles comentários sem noção, sem lógica, sem sintaxe, sem redação e sem educação.
Muito obrigado.
Carlos Munhoz
9 - março - 2012 em 22:15